As lâminas Opinel são conhecidas pelo seu excepcional poder de corte. Para proteger esta qualidade de corte, é importante afiar regularmente a lâmina quando estiver cega (a cortar pouco) e escolher suportes adequados para evitar danos prematuros.


Cortar alimentos com a sua Opinel

Para preservar e proteger a qualidade de corte da sua lâmina, não é recomendado trabalhar em superfícies duras (vidro, mármore, cerâmica, etc.).

Sempre que possível, use suportes mais macios, como madeira ou tábua de corte de plástico de qualidade para alimentos.


Afiando a sua Opinel

Ao utilizar uma pedra de amolar para afiar a lâmina, esta deve estar seca e limpa de todos os vestígios de lubrificante. Molhe ligeiramente a pedra natural.

Afie a aresta de corte pressionando com força a pedra e indo para frente e para trás ao longo da lâmina (a pedra forma um ângulo de 20° com a lâmina). Comece da base da lâmina movendo-se em direção à ponta da lâmina num movimento alternado e regular.

Rebarbas de aço podem formam-se no lado oposto da lâmina, o que a impede de cortar. Esta rebarba deve, portanto, ser removida. Esta é a segunda etapa do processo de afiação.

Corte a rebarba com a pedra fazendo um movimento de vaivém (a pedra faz um ângulo de 20° com a lâmina). Comece pela base da lâmina indo em direção à ponta da lâmina num movimento regular alternado, mas com menos pressão do que a primeira vez.

Por fim, passe levemente a pedra em cada lado da aresta cortante (duas vezes).


Em caso de manchas de oxidação

Limpe a lâmina com a parte de trás de uma esponja seca e, em seguida, lave a lâmina com uma esponja morna e húmida e detergente líquido. Limpe a lâmina com um pano de chá seco e macio. Finalmente lubrifique a lâmina com óleo. Recomendamos que guarde a sua Opinel num ambiente seco com a lâmina fechada.