Produto Lombo do FerreiroLombo do Ferreiro aposta no "Portugal Sou Eu" Para Valorizar Cutelaria Artesanal

Maior visibilidade da marca e dos produtos, valorização da produção nacional,reconhecimento junto do público e preservação dos elementos e saberes legais são metas que a Lombo do Ferreiro Lda, que fabrica e comercializa cutelaria artesanal, quer atingir com a sua adesão ao "Portugal Sou Eu".

Com sede nas Caldas da Rainha, a empresa exporta já, através da loja online, para 33 países, tendo como principais mercados a Alemanha, EUA, França, Inglaterra, Espanha, Itália, Suiça, Brasil e Austrália.

A Lombo do Ferreiro, reconhecida como Unidade Produtiva Artesanal pelo IEFP desde 2014, está inserida num meio pequeno e com uma secular tradição de produção artesanal de cutelaria. Aposta numa forte divulgação dos saberes locais, através das novas tecnologias de informação, com uma plataforma de comércio online, direcionada para a internacionalização e promoção do produto nacional.

"Na nossa procura pela preservação dos elementos e saberes locais,identificamo-nos com o projeto "Portugal Sou Eu", sublinha Filipa Norte, administradora da Lombo do Ferreiro, ao apontar os resultados que espera obter com a participação da empresa nesta iniciativa:" O apoio de um entidade oficial, traz-nos mais reconhecimento junto do público e é com orgulho que nos associamos ao "Portugal Sou Eu". Este programa vai trazer mais visibilidade à marca e aos produtos executados na nossa Unidade de Produção Artesanal, colaborando na valorização da produção nacional.

Lombo do Ferreiro têm três trabalhadores, faturou, em 2015, cerca 166 mil euros, e exportou 35% do que vendeu.

A empresa tem investido na transmissão de conhecimentos de uma forma aprofundada , desenvolvendo, desde 2012, workshops de cutelaria artesanal, através de parcerias com o Centro de Artes de Caldas Da Rainha,associações locais e profissionais da área.

Conforme explica Filipa Norte, a iniciativa surgiu na sequência do "contato com o público e a divulgação da cutelaria artesanal em feiras de recriação histórica e de artesanato" . Com esta atividade,"conseguimos dar ferramentas para manter vivo e em evolução o gosto pelo trabalho artesanal , acrescentando pessoas ao grupo de cooperação Lombo do Ferreiro", conclui.