Conhece a tradição de dar uma moeda a alguém que lhe deu uma faca como prenda?

Por que isso é feito? De onde vem essa tradição? A Opinel criou um artigo onde nos conta tudo sobre isso.

O simbolismo da faca

O simbolismo da faca

As facas sempre foram vistas como objetos poderosos, podem ser consideradas como armas ou objetos de valor. Nos séculos anteriores, as pessoas que possuíam uma faca tinham um título importante ou um certo poder sobre os outros (o chefe da família, por exemplo).

Basicamente, facas significavam poder.


Dar uma faca a alguém traz azar?

Segundo a tradição, esse poderoso objeto não deve ser dado como presente. Por um lado, quem oferece perde o seu poder e, por outro lado, a lâmina da faca supostamente corta os laços entre quem oferece e quem recebe o presente. Quer seja um vínculo de amizade, um vínculo parental ou um relacionamento romântico... Portanto, dar uma faca a alguém é o mesmo que querer separar-se dessa pessoa, segundo esta superstição.


O simbolismo da moeda

O simbolismo da moeda

A moeda é um objeto de metal sólido que permite afastar a má sorte associada à doação de facas. Podem ser apenas alguns cêntimos – o mais importante é dar uma moeda à outra pessoa, não importa o seu valor. Isso significa que a faca é considerada comprada e não recebida gratuitamente, como um presente. O vínculo que une duas pessoas não é cortado dessa forma, e o poder não é dado sem compensação.


Quer acredite ou não nesta superstição, a Loja das Facas aconselha a seguir esta tradição, que se tornou um costume, e trocar uma faca por uma moeda sempre que recebe ou oferece como presente.


Fotos: Opinel