O Lombo do Ferreiro, que comercializa e promove a cutelaria local, vai promover, a 23 de Maio, um workshop destinado à realização de uma faca, desde a sua concepção até à arte final. A acção de formação vai ter lugar na oficina do Lombo do Ferreira, na rua 10 de Julho, nº 10, nas Relvas.

O workshop tem início com a explicação teórica sobre a origem da cutelaria. Esta arte teve início na Idade do Ferro, uma das épocas mais revolucionárias da Humanidade, uma vez que este passou a ser utilizado de várias formas: arado, arma, utensílios domésticos e ferraduras, entre outras.
Uma das mais antigas confrarias de que há conhecimento em Portugal é a dos ferreiros e remonta ao ano 1229. O ferro começou também a ser utilizado em objectos de adorno ou até artísticos, mas em Santa Catarina (freguesia caldense) trabalhar este metal passou a ser uma tradição única, que teve na génese a necessidade de arados e outras ferramentas para a agricultura nos Coutos de Alcobaça.
Terá sido essa tradição dos ferreiros que fez com que Santa Catarina se tornasse em tempos a capital da cutelaria, onde os artesãos fabricaram milhares de navalhas e canivetes de forma artesanal.
Noutros locais do país era comum haver um ferreiro em cada aldeia, mas Santa Catarina multiplicou essa tradição por muitos.
Dessas navalhas e desses canivetes, evoluiu-se para o fabrico das facas de cozinha e profissionais nas fábricas da região, que actualmente são responsáveis por centenas de empregos na região. O irmão mais novo do ferreiro é o cutileiro e deste último nasceu uma indústria.
Do workshop faz parte ainda o conhecimento das ferramentas, equipamento de protecção e segurança, preparação de materiais e tipologias de aços.
Os participantes ficarão ainda a conhecer melhor as características do aço e irão aprender técnicas de forja, acabamento da lâmina, colocação do cabo em madeira, recorrendo a diversas ferramentas como bigornas, rebarbadoras, berbequins e martelos, entre outras.
Estes irão ter contacto com tecnologias simples de forja e fabricação de cutelaria, que lhes irão permitir mais tarde ter uma autonomia técnica e criativa para a elaboração dos seus próprios objectos.
A inscrição, no valor de 120 euros, deve ser feita até 18 de Maio, através do email geral@lombodoferreiro.com ou do número de telefone 262-098585 (só será válida após pagamento).

Pedro Antunes- Gazeta das Caldas